• Revista Veja Rio (17/01/2018)“COMER & BEBER”

    por: Fábio Codeço

    Cordillera. Cadeia de montanhas que “costura” sete países da América do Sul, a Cordilheira dos Andes inspira o nome e o conceito da casa aberta há um mês no Shopping Città América. A especialidade local é a empanada, popular no Chile, na Bolívia e na Argentina, terra natal da proprietária Maria Eugenia. De superfície brilhante, os salgados trazem massa fina e recheios saborosos. A salteña abriga carne, batata e ovo, enquanto a humita (foto) leva queijo e milho. Adoçam a visita um bom sorvete de doce de leite e sugestões de alfajor — o preferido, sem farinha de massa crocante, recheio de doce de leite e glacê de limão-siciliano. Maria, que é sommelière, também investe em vinhos, todos sul-americanos. O salão aconchegante inclui um lounge com livros de autores como Gabriel García Márquez, para o público folhear.

  • Jornal O Globo (26/12/2017) “A argentina Maria Eugenia Cimino, do Cordillera, preserva receitas de família”

    por Rodrigo Berthone

    RIO — Receita tradicional da culinária argentina, as empanadas chegaram devagarinho e, aos poucos, conquistaram o paladar dos brasileiros. Popular não apenas na terra de Diego Maradona, mas em vários países da América do Sul, como Bolívia, Chile e Peru, as variações deste petisco — que lembra nosso corriqueiro pastel de forno, mas com massa própria e diferentes recheios — são o carro-chefe do Cordillera, bistrô recém-inaugurado no shopping Città America.

    Quem passar por lá e decidir experimentar uma empanada (salgada, doce ou vegana) poderá apreciar a tradicional receita da família da argentina Maria Eugenia Cimino, dona do restaurante.

    Foi minha mãe quem me ensinou a fazer. Tomo todo o cuidado para que as empanadas sejam preparadas exatamente da mesma maneira que na Argentina, diz Maria Eugenia, responsável pelo cardápio do bistrô e pelas receitas. — As pessoas levam consigo o que viveram. Morei durante 39 anos na Argentina, e queria que as pessoas pudessem experimentar o que estou acostumada a degustar. Quem experimenta fica surpreso.

    Natural de Rosário, Maria Eugenia fez cursos na escola de gastronomia Gato Dumas, uma das mais conhecidas de seu país. Para que as empanadas servidas no Cordillera sejam como as originais, diz, contratou a consultoria da chef Alejandra Faúndez e usa farinha argentina nas receitas. Morando no Brasil há cinco anos, desde que o marido foi transferido, ela conta que, ao fazer as malas para mudar de país, fez questão de incluir na bagagem um utensílio fundamental para o preparo do quitute:

    Não pude deixar de trazer o cortador, ou el aro, objeto com o qual corto o tamanho exato da empanada. Não sabia se iria encontrá-lo por aqui. Mas de uma coisa eu tinha certeza: eu não deixaria de preparar minhas empanadas no Brasil.

    No cardápio do Cordillera também estão os tradicionais alfajores.

    Desde pequena, adoro doces. Eu me lembro de quando ia a uma padaria chamada Nuria comer alfajor de maisena. Ele me desperta lembranças da infância, conta uma nostálgica Maria Eugenia.

WHATSAPP

+55 21 99881-3850

FUNCIONAMENTO

Segunda à Sexta
10hs às 21hs
Sábado
12hs às 21hs